terça-feira, 3 de março de 2009

começando...

... refúgio...
... natureza...
... silêncio...
... calma...
... tempo...
... verde...
... observar...
... ouvir...
... sentir...
... vida...
... cheirar...
... escrever...
... descobrir...
... brincar...
... correr...
... conversar...
... rir...
... fotografar...
... sonhar...

Algumas das coisas boas que estes dias trouxeram. Queria ter ficado mais tempo, respirar todo o ambiente devagar. A quinta e os bons ares convidam a abrandar, até mesmo a parar e apenas olhar as coisas simples, as mais bonitas. Por vezes, enquanto passeávamos tinha a sensação de vislumbrar uma espécie de cenário ou uma tela detalhadamente pintada. Lindo! De uma serenidade sem fim, onde cada canto chama para ficar. Gostava de viver numa quinta em contacto com a natureza e os animais, com alguma simplicidade, sem tantas das coisas materiais a que já estamos habituados, mas que no fundo não sentimos a falta delas quando estamos num local como este e constatamos que são tão dispensáveis e fúteis. Gostava principalmente que os meus filhos vivessem num local assim, em que a aprendizagem pode ser tão rica e verdadeira. Creio plenamente que os locais também ajudam e têm a sua influência em "formar" pessoas e em desenvolver-lhes o carácter. Oh... tudo o que eles viram e ouviram! Não tem preço! Experiências que nenhum dinheiro ou brinquedo mais sofisticado compra. Ver as vacas leiteiras, a vida e o trabalho diário da quinta, presenciar uma vaca em trabalho de parto, ver os vitelos, beber leite da vaca e iogurte, andar de biciclecta num meio do natureza, admirar os cavalos, ver o pôr-do-sol, correr, saltar, explorar caminhos de javalis, atirar pedras no ribeiro, apanhar paus e flores, observar bichinhos nunca antes vistos, colecionar coisas pequeninas, descansar em cima da erva e olhar o céu, desenhar... O meu coração voltou cheio por tudo o que vivemos e testemunhámos e ver os meus filhotes alegres e cheios de vontade de explorar, observar e aprender acerca de tudo o que os rodeava, sim, deixou-me especialmente feliz.
Soube bem não andar ao ritmo do relógio e passar o dia a ouvir os pássaros a cantar e as vacas a mugir. Renovador olhar um céu coberto de estrelas e ouvir os sons da noite.
Foi bom retornar à quinta, desta vez com o Tiagão e com a sis (foi especial partilhar contigo um cem número de coisas pequeninas). As peripécias para contar são algumas e as cores e imagens são muitas. Fiquem por aí e não percam as cenas dos próximos posts.

2 comentários:

bitas disse...

hurray! hoje é 3ª feira e o blog começou :)
que sejam posts cheios de esta natureza maravilhosa e da calmaria típica destes locais!
um dia também lá quero ir :) felizmente tenho um lugar de refúgio num monte onde os meus tios trabalham... e sinto saudades!
não há nada como o campo... como o alentejo!! ah não há não :P

fotos fotos fotos! fun fun fun! ;)

Dva

anacbrl disse...

Minhas amigas,
se vocês se entusiasmaram assim tanto com verde, natureza, azul, vaquinhas, erva verdinha, calmaria, locais onde o tempo pára, vou-vos sugerir um passeio até ao local que tem esse mesmo slogan: onde o tempo pára. Já adivinharam? Pois é: os Açores! Desde que lá fui a primeirissima vez que não quero outra coisa e nada ainda suplantou aquele local para mim. Só conheço a ilha de S. Miguel mas ainda me falta descobrir tanto nela que por enquanto nao alimentei vontade em ir às outras ilhas. Pensem nisso. Acreditem que nunca mais serão as mesmas depois de lá irem. É a natureza em todo o seu esplendor :) Graças a Deus por ainda existirem estes lugares magníficos e à nossa disposição para usufruirmos! Beijinhos